A Origem das Espécies  

Posted by A la Marck:

Um resumo do livro que Darwin publicou em 1859.

Introdução - Darwin fez um resumo sobre sua teoria

"Não tenho dúvidas de que a visão que a maioria dos naturalistas possui, e que eu previamente também tinha, de que cada espécie foi criada independentemente, é errônea. Estou totalmente convencido de que as espécies não são imutáveis; mas que aquelas que pertencem ao que chamamos do mesmo gênero são descendentes diretas de alguma outra espécie, geralmente extinta, da mesma forma que as variedades reconhecidas de qualquer espécie são descendentes daquela espécie. Além disso, estou convencido que a Seleção Natural é o meio principal, mas não exclusivo, de modificação." Charles Darwin.

Capítulo I - Variação no estado doméstico

- Diferentes variedades domésticas são produzidas pelo homem através da seleção, a partir da variação individual das espécies.
- Há mais variação no estado doméstico do que no estado selvagem.
- O processo pelo qual ocorre a domesticação de espécies e a seleção das características de interesse é extremamente lento e gradual.

Capítulo II - Variação na natureza



- Existe um contínuo de variação na natureza e as variedades tem as mesmas características gerais que as espécies, não podendo sempre se distinguir facilmente.
- As menores diferenças entre as variedades tendem a aumentar até transformar-se nas grandes diferenças entre espécies.

Capítulo III - Luta pela Existência

- A luta pela existência é a causa de toda a variabilidade existente entre as variedades biológicas, as espécies, os gêneros. É ela que explica como variedades se transformam em espécies distintas e como os táxons de maior nível hierárquico são formados.
- Essa explicação está diretamente relacionada ao processo de seleção natural.

Capítulo IV – Seleção Natural

- Indivíduos dotados de alguma vantagem teriam maior probabilidade de sobreviver e reproduzir seu tipo.
- Mudanças nas condições de vida são favoráveis à seleção natural, porque criam condições propícias para o surgimento de variações vantajosas.

Capítulo V – Leis da Variação

Variação na forma do crânio de pombos

- Os principais componentes da variação são os efeitos das condições externas, os efeitos do uso e desuso, aclimatação e a correlação de crescimento.
- A variação é um processo lento e de longa duração.

Capítulo VI – Dificuldades da teoria

Dúvidas que Darwin possuía:
- Uma vez que as espécies descendem de outras, por que não se encontram numerosas formas de transição na Natureza?
- Como acreditar que a Seleção Natural pode produzir, de um lado, órgãos de pequena importância e, de outro lado, órgãos de grande perfeição e complexidade?
Mas, como nos mostrou Darwin, permite que compreendamos o significado da frase considerada como um velho axioma da História Natural: Natura non facit saltum, a natureza não procede a saltos, pois a seleção natural só pode agir tirando proveito de variações ligeiras e sucessivas, de forma lenta e gradual.

Capítulo VII – Instinto

Instinto das abelhas em construir o favo

- São menos estáveis que os instintos naturais, por serem afetados por uma seleção menos rigorosa e por serem transmitidos há um curto intervalo de tempo sob condições de vida menos estabilizadas. Seu alto grau de hereditariedade se dá em virtude do cruzamento de diferentes raças.
Naturais, como o próprio nome diz, são aqueles em que o animal age de acordo com a sua natureza e, portanto sem a influência do cativeiro hábito e seleção metódica. Neste caso as tendências naturais dos animais são mantidas. E os instintos só serão modificados através da interação entre os animais e destes com o meio.

Capítulo VIII – Hibridismo



- Origem da esterilidade: como não traz vantagens para o indivíduo, a esterilidade entre diferentes espécies não pode ter evoluído pouco a pouco através da Seleção Natural.
- A capacidade de entrecruzamento como conceito de espécie: algum grau de esterilidade entre híbridos é a regra geral, mas não necessariamente universal.
- A esterilidade é um acidente derivado da divergência entre linhagens e depende em parte da afinidade sistemática, dos modos de vida e do histórico evolutivo.

Mais fotos de animais híbridos: http://www.oversodoinverso.com/?p=1506

Capítulo IX – Imperfeição dos registros geológicos

- Variedades intermediárias (sua ausência, natureza e números)
- Intermitência das formações geológicas
- Aparecimento repentino de grupos no período de tempo decorrido – Antiguidade da Terra

Capítulo X – Da sucessão geológica dos seres vivos

- As formas de vida nem sempre apresentam o mesmo grau de modificação entre duas formações consecutivas.
- A extinção de formas antigas e a formação de novas formas estão relacionadas.
- A raridade precede a extinção.
- A fauna de cada período geológico possui características intermediárias entre a fauna anterior e posterior.

Capítulo XI e XII – Distribuição geográfica




- Começando com a observação de que as diferenças da flora e da fauna entre regiões separadas não podem ser explicadas somente por diferenças ambientais. América do Sul, África e Austrália são três regiões com clima e latitude similares. Mas, apesar de as condições ambientais terem paralelo no Novo e Velho Mundo estas regiões tem diferentes plantas e animais. As espécies encontradas em uma área de um continente são mais próximas de espécies encontradas em outras regiões do mesmo continente, do que de espécies encontradas em outros continentes.

Capítulo XIII – Afinidades mútuas dos seres vivos; morfologia; embriologia; órgãos rudimentares


Embriões de morcego, rato e cavalo, é um indício de parentesco entre as espécies

- Classificação da biodiversidade através da descendência;
- Utilização de um conjunto de características, incluindo embrionárias e
rudimentares, para a reconstituição de filogenias

Capítulo XIV – Recapitulações e conclusões



"Poucos naturalistas dotados de flexibilidade intelectual, e que há tempos tenham começado a duvidar da imutabilidade das espécies, podem ser influenciados por este livro. No entanto, minha confiança está voltada para o futuro, para os jovens naturalistas em formação, que serão capazes de enxergar com imparcialidade ambos os lados da questão. Quem acreditar que as espécies são mutáveis prestará um bom serviço à ciência, exprimindo de forma consciente sua convicção, pois somente assim se poderá desembaraçar a questão de todos os preconceitos que a cercam." Charles Darwin.

This entry was posted on terça-feira, 10 de novembro de 2009 at 11/10/2009 08:31:00 PM . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

4 comentários

misterioso  

MOH BIG O COELHO
IMAGINA O CHERO !
imagina o tamanho do montinho..

17 de novembro de 2009 às 23:20

"Argumentos válidos, apresentação dos fatos clara e concisa, estética bem feita. Nota 10"

-
misterioso diske AHEUAHEUH

18 de novembro de 2009 às 22:03
suz  

mariana se acha engraçada
HAUAHUAHUAHUAHUAHUAH

18 de novembro de 2009 às 23:02

Esse coelho me lembra meu professor de informatica daqui. O.o
Se todos os trabalhos fossem assim a vida seria TÃO mais facil!

19 de novembro de 2009 às 21:38

Postar um comentário