Darwin iniciou uma série de experimentos com plantas e animais visando desenvolver métodos para verificação de um mecanismo de transformação dos seres vivos.
Passou vinte anos estudando os dados coletados, para confirmar a ocorrência de variações nas espécies.
Consciente das implicações de seu trabalho sobre a tese da imutabilidade das espécies e preceitos religiosos, ele minuciosamente junta, durante mais de vinte anos, evidências para provar a transformação dos seres vivos, e com isso, em 1859, publicou o livro “A Origem das Espécies”, que explica os princípios do evolucionismo e da Seleção Natural.
Em 1871, provoca polêmica com a Igreja ao publicar a obra “A Descendência do Homem”, em que expõe sua teoria de que o ser humano descende do macaco. Com ela, Darwin nega a história da criação como está descrita na Gêneses. Foi dái que surgiu uma das caricaturas mais conhecidas de darwin, que esta com um corpo de macaco.
No livro, A Origem das Espécies, Darwin explicou a evolução por meio da seleção natural. O processo evolutivo proposto pode ser resumido nos seguintes itens:
- Todos os organismos apresentam uma elevada capacidade reprodutiva
- Contudo, verifica-se que o numero de indivíduos de uma mesma espécie permanece constante, o que só pode ser explicado pela grande mortalidade natural
- A mortalidade decorre da falta de alimento, pois o suprimento alimentar, para qualquer população, não é ilimitado
- A falta dos meios de subsistência gera uma competição, ou seja, uma contínua luta pela vida entre os organismos com as mesmas exigências alimentares
- Em todas as espécies, os indivíduos nunca são iguais, exibindo variações que podem ser herdadas.
- Em um determinado ambiente, os indivíduos dotados de variações favoráveis estarão mais capacitados a sobreviver do que os que possuem variações desfavoráveis. Assim, as variações favoráveis são transmitidas para os descendentes e, acumulando-se com o tempo, dão origem a grandes diferenças
- O processo e de seleção natural, imposto pelo meio ambiente e prolongado por várias gerações, produz adaptações cada vez mais perfeitas e complementares, determinando, dessa forma, um processo de evolução progressiva.
Porque a teoria Darwinista não é completa?
A falha é a não explicação da origem das variações naturais, sobre as quais atua a seleção natural. A natureza das variações foi só explicada pela Genética no século XX.
Comparação entre Lamarck e Darwin
Tanto para Lamarck como para Darwin, o meio ambiente exerce um papel preponderante no processo evolutivo. Segundo Lamarck, o meio ambiente é o principal fator que provoca modificações nos organismo; para Darwin, o ambiente apenas seleciona as variações mais favoráveis para a sobrevivência.
Usemos o exemplo da girafa para diferenciar as duas teorias:
Lamarck: obrigada a comer folhas e brotos no alto das árvores, a girafa é obrigada a se esticar continuamente para cima. Esse hábito, mantido por vários anos, por todos os indivíduos da raça, resultou no alongamento do pescoço.
Darwin: existiam girafas de comprimentos de pescoço diferentes. Na luta pela sobrevivência, determinada pelo hábito alimentar, as espécies de pescoço longo foram conservadas e as demais eliminadas.
Darwin, portanto, estava certo e Lamarck estava errado.
This entry was posted
on segunda-feira, 9 de novembro de 2009
at 11/09/2009 06:59:00 PM
. You can follow any responses to this entry through the
comments feed
.
Feito por:
- A la Marck:
Anette, 17 anos, são paulina orgulhosa, mora há 5 anos em Registro/SP, ama a cidade natal Araçatuba, irá cursar letras na USP, em língua japonesa, adora o Nihon e sua cultura, e ainda mais a agência Johnny's Entertainment, viciada em Doramas e quer muito um dog.
Mariana, 17 anos, namora há 4 meses, santista -em péssima fase, irá cursar Publicidade e Propaganda, adora animais de estimação, se diverte assistindo Improvável e seriados, é viciada no Hanson, adora o Snoopy e é a mais empolgada com esse blog!
Suzy, 17 anos, da torcida alviverde -quem ERA líder?, irá cursar Fisioterapia, se até lá não mudar de idéia.