Charles Robert Darwin (12/02/1809 – 19/04/1882)  

Posted by A la Marck:


Em 1831, sua amizade com cientistas o leva a participar, como naturalista, de uma expedição no navio HMS Beagle, promovida pela Marinha Inglesa para completar dados cartográficos da América do Sul. Durante cerca de cinco anos de viagem, obteve conhecimento da fauna, flora e geologia de vários lugares.

Mais de duas décadas depois de seu retorno ele publicou A Origem das Espécies, através do Sistema de Seleção Natural, em 1859. Darwin desejava revelar 'o mistério dos mistérios – a primeira aparição dos seres na Terra’

A Viagem do HMS Beagle (1831-1836)



Ele visitou Tenerife, Ilhas Cabo Verde, Brasil, Montevidéo, Argentina (Tierra del Fuego, Buenos Aires, Valaparaiso), Chile, Tahiti, Nova Zelândia, Tasmânia e Ilhas Cocos (Keeling), na qual ele começou sua famosa teoria dos recifes de corais.
Também visitou as Ilhas Galápagos. Abriga espécies raras de tartarugas gigantes, iguanas e pássaros. Foi estudando a fauna de Galápagos que Darwin elaborou a Teoria da Evolução das Espécies.


Em 23/07/1835 ancoraram em Valparaiso, no Chile, onde Darwin fez uma expedição aos Andes, e encontrou fósseis de conchas a mais de 1.000 metros de altitude. Em setembro do mesmo ano, o Beagle chegou às Ilhas Galápagos, onde Darwin constatou a existência de espécies de árvores, tartarugas e aves diferentes em cada ilha, aí que realmente passou a duvidar da imutabilidade das espécies, principalmente após as observações realizadas.

Posteriormente, no navio, ao preparar os espécimes coletados para armazenamento e com a ajuda das anotações do Capitão Fitzroy verificou a variação existente entre os tentilhoes em relação as diferentes ilhas do Arquipélago de Galápagos. Na figuras abaixo repare na forma do casco dos cágados:

This entry was posted on segunda-feira, 9 de novembro de 2009 at 11/09/2009 06:34:00 PM . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

0 comentários

Postar um comentário