A Origem das Espécies  

Posted by A la Marck:

Um resumo do livro que Darwin publicou em 1859.

Introdução - Darwin fez um resumo sobre sua teoria

"Não tenho dúvidas de que a visão que a maioria dos naturalistas possui, e que eu previamente também tinha, de que cada espécie foi criada independentemente, é errônea. Estou totalmente convencido de que as espécies não são imutáveis; mas que aquelas que pertencem ao que chamamos do mesmo gênero são descendentes diretas de alguma outra espécie, geralmente extinta, da mesma forma que as variedades reconhecidas de qualquer espécie são descendentes daquela espécie. Além disso, estou convencido que a Seleção Natural é o meio principal, mas não exclusivo, de modificação." Charles Darwin.

Capítulo I - Variação no estado doméstico

- Diferentes variedades domésticas são produzidas pelo homem através da seleção, a partir da variação individual das espécies.
- Há mais variação no estado doméstico do que no estado selvagem.
- O processo pelo qual ocorre a domesticação de espécies e a seleção das características de interesse é extremamente lento e gradual.

Capítulo II - Variação na natureza



- Existe um contínuo de variação na natureza e as variedades tem as mesmas características gerais que as espécies, não podendo sempre se distinguir facilmente.
- As menores diferenças entre as variedades tendem a aumentar até transformar-se nas grandes diferenças entre espécies.

Capítulo III - Luta pela Existência

- A luta pela existência é a causa de toda a variabilidade existente entre as variedades biológicas, as espécies, os gêneros. É ela que explica como variedades se transformam em espécies distintas e como os táxons de maior nível hierárquico são formados.
- Essa explicação está diretamente relacionada ao processo de seleção natural.

Capítulo IV – Seleção Natural

- Indivíduos dotados de alguma vantagem teriam maior probabilidade de sobreviver e reproduzir seu tipo.
- Mudanças nas condições de vida são favoráveis à seleção natural, porque criam condições propícias para o surgimento de variações vantajosas.

Capítulo V – Leis da Variação

Variação na forma do crânio de pombos

- Os principais componentes da variação são os efeitos das condições externas, os efeitos do uso e desuso, aclimatação e a correlação de crescimento.
- A variação é um processo lento e de longa duração.

Capítulo VI – Dificuldades da teoria

Dúvidas que Darwin possuía:
- Uma vez que as espécies descendem de outras, por que não se encontram numerosas formas de transição na Natureza?
- Como acreditar que a Seleção Natural pode produzir, de um lado, órgãos de pequena importância e, de outro lado, órgãos de grande perfeição e complexidade?
Mas, como nos mostrou Darwin, permite que compreendamos o significado da frase considerada como um velho axioma da História Natural: Natura non facit saltum, a natureza não procede a saltos, pois a seleção natural só pode agir tirando proveito de variações ligeiras e sucessivas, de forma lenta e gradual.

Capítulo VII – Instinto

Instinto das abelhas em construir o favo

- São menos estáveis que os instintos naturais, por serem afetados por uma seleção menos rigorosa e por serem transmitidos há um curto intervalo de tempo sob condições de vida menos estabilizadas. Seu alto grau de hereditariedade se dá em virtude do cruzamento de diferentes raças.
Naturais, como o próprio nome diz, são aqueles em que o animal age de acordo com a sua natureza e, portanto sem a influência do cativeiro hábito e seleção metódica. Neste caso as tendências naturais dos animais são mantidas. E os instintos só serão modificados através da interação entre os animais e destes com o meio.

Capítulo VIII – Hibridismo



- Origem da esterilidade: como não traz vantagens para o indivíduo, a esterilidade entre diferentes espécies não pode ter evoluído pouco a pouco através da Seleção Natural.
- A capacidade de entrecruzamento como conceito de espécie: algum grau de esterilidade entre híbridos é a regra geral, mas não necessariamente universal.
- A esterilidade é um acidente derivado da divergência entre linhagens e depende em parte da afinidade sistemática, dos modos de vida e do histórico evolutivo.

Mais fotos de animais híbridos: http://www.oversodoinverso.com/?p=1506

Capítulo IX – Imperfeição dos registros geológicos

- Variedades intermediárias (sua ausência, natureza e números)
- Intermitência das formações geológicas
- Aparecimento repentino de grupos no período de tempo decorrido – Antiguidade da Terra

Capítulo X – Da sucessão geológica dos seres vivos

- As formas de vida nem sempre apresentam o mesmo grau de modificação entre duas formações consecutivas.
- A extinção de formas antigas e a formação de novas formas estão relacionadas.
- A raridade precede a extinção.
- A fauna de cada período geológico possui características intermediárias entre a fauna anterior e posterior.

Capítulo XI e XII – Distribuição geográfica




- Começando com a observação de que as diferenças da flora e da fauna entre regiões separadas não podem ser explicadas somente por diferenças ambientais. América do Sul, África e Austrália são três regiões com clima e latitude similares. Mas, apesar de as condições ambientais terem paralelo no Novo e Velho Mundo estas regiões tem diferentes plantas e animais. As espécies encontradas em uma área de um continente são mais próximas de espécies encontradas em outras regiões do mesmo continente, do que de espécies encontradas em outros continentes.

Capítulo XIII – Afinidades mútuas dos seres vivos; morfologia; embriologia; órgãos rudimentares


Embriões de morcego, rato e cavalo, é um indício de parentesco entre as espécies

- Classificação da biodiversidade através da descendência;
- Utilização de um conjunto de características, incluindo embrionárias e
rudimentares, para a reconstituição de filogenias

Capítulo XIV – Recapitulações e conclusões



"Poucos naturalistas dotados de flexibilidade intelectual, e que há tempos tenham começado a duvidar da imutabilidade das espécies, podem ser influenciados por este livro. No entanto, minha confiança está voltada para o futuro, para os jovens naturalistas em formação, que serão capazes de enxergar com imparcialidade ambos os lados da questão. Quem acreditar que as espécies são mutáveis prestará um bom serviço à ciência, exprimindo de forma consciente sua convicção, pois somente assim se poderá desembaraçar a questão de todos os preconceitos que a cercam." Charles Darwin.

Curiosidades  

Posted by A la Marck:

Darwin
Na escola, Darwin não era o melhor aluno, pelo contrário, era um aluno comum, com notas medianas.
Curioso por natureza, ingressou num curso de gastronomia da Universidade de Cambridge, onde estudava, lá saboreou as mais esquisitas iguarias, como por exemplo, filé de coruja.
Seu avô paternos, Erasmus Darwin, foi uma das maiores autoridades médicas na Inglaterra em sua época. Erasmus também era inventor, poeta e filósofo. Suas iéias inspiraram Mary Shelley a escrever o romance Franckestein.
Inspirado pelo avô e pelo pai, médicos, Darwin sempre quis cursar medicina. Entretanto, seu pavor ao ver sangue foi um fator determinante para que não seguisse a carreira.
Antes de casar-se com sua prima, Emma Wedgwood, o naturalista fez uma lista com prós e contras para saber qual seria o custo benefício da relação. Casaram-se em 29 de janeiro de 1839 e tiveram 10 filhos.
Ao ver seus filhos brincando, comparou o comportamento deles ao dos símios, e elaborou estudos sobre o assunto que, posteriormente foram de grande valia para a ciência.
Darwin morreu no dia 19 de abril de 1822, e foi enterrados com honras reais, na Abadia de Westminster, ao lado de figuras ilustres da ciência, como Charles Lyell, William Herschell e Isaac Newton.
Em 1999, a Inglaterra homenageou o naturalista estampando sua face na moeda de 2 libras e na cédula de 10 libras, em comemoração aos 190 anos de seu nascimento.

Tirinhas ! http://http//www.umsabadoqualquer.com/category/darwin/

Darwin 1



______________________________________________________________

Darwin 2


______________________________________________________________

Darwin 3


______________________________________________________________
______________________________________________________________

Lamarck
Jean-Baptiste Pierre Antoine de Monet, Chevalier de Lamarck, foi ele que, de fato, introduziu o termo biologia.
Originário da baixa nobreza (daí o título de 'chevalier'), Lamarck pertenceu ao exército, interessou-se por história natural e escreveu uma obra de vários volumes sobre a flora da França. Isto chamou a atenção do Conde de Buffon que o indicou para o Museu de História Natural de Paris. Depois de ter trabalhado durante vários anos com plantas, Lamarck foi nomeado curador dos invertebrados (mais um termo introduzido por ele).

"A Origem das Espécies"

Uma coincidência: a teoria de Alfred Wallace  

Posted by A la Marck:


Em fevereiro de 1858, durante uma jornada de pesquisa nas ilhas Molucas, Indonésia, Wallace descobriu a seleção natural e passou suas idéias para o papel. A seguir, resolveu enviar o manuscrito de sua descoberta para Darwin, naturalista a quem admirava e com quem já havia trocado correspondência. Juntamente com esse texto, seguia uma carta pessoal em que ele pedia ao colega uma avaliação do mérito de sua teoria, bem como o encaminhamento da tese ao geólogo Charles Lyell, um proeminente cientista da época.

Para Darwin, tratava-se de uma surpresa nada agradável. Wallace lhe apresentava uma teoria praticamente idêntica àquela em que o próprio Darwin vinha trabalhando há duas décadas, com grande sigilo, pois estava certo do potencial de polêmica e até de escândalo que ela trazia em si embutida. Desse modo, Darwin passava pelo pior pesadelo de um cientista, a de ter perdido a precedência no descobrimento. Afinal, para a ciência, não importa que Darwin estivesse trabalhando durante 20 anos: o crédito da descoberta seria de quem a publicasse primeiro.

É importante ressaltar que não faltam documentos ou provas de que Darwin fez a sua descoberta antes de receber as informações de Wallace. Tudo, por incrível que pareça, não passou de uma imensa coincidência ("Nunca vi coincidência tão impressionante", disse Darwin na carta que enviou a Lyell). Portando-se como legítimo cavalheiro britânico, Darwin dividiu as honras da descoberta com Wallace que, por sua vez, lhe cedeu a primazia na publicação de "Origem das Espécies".

A história, porém, não foi tão gentil com Alfred Russel Wallace: poucos sabem quem ele é hoje em dia, ao passo que o nome de Darwin se tornou célebre como o de um dos maiores cientistas de todos os tempos. 2009 será comemorado como "ano de Darwin" para lembrar o bicentenário de nascimento do naturalista, assim como os 150 anos de publicação de sua obra fundamental.

Darwin - A Teoria  

Posted by A la Marck:

Darwin iniciou uma série de experimentos com plantas e animais visando desenvolver métodos para verificação de um mecanismo de transformação dos seres vivos.
Passou vinte anos estudando os dados coletados, para confirmar a ocorrência de variações nas espécies.

Consciente das implicações de seu trabalho sobre a tese da imutabilidade das espécies e preceitos religiosos, ele minuciosamente junta, durante mais de vinte anos, evidências para provar a transformação dos seres vivos, e com isso, em 1859, publicou o livro “A Origem das Espécies”, que explica os princípios do evolucionismo e da Seleção Natural.


Em 1871, provoca polêmica com a Igreja ao publicar a obra “A Descendência do Homem”, em que expõe sua teoria de que o ser humano descende do macaco. Com ela, Darwin nega a história da criação como está descrita na Gêneses. Foi dái que surgiu uma das caricaturas mais conhecidas de darwin, que esta com um corpo de macaco.

No livro, A Origem das Espécies, Darwin explicou a evolução por meio da seleção natural. O processo evolutivo proposto pode ser resumido nos seguintes itens:

- Todos os organismos apresentam uma elevada capacidade reprodutiva

- Contudo, verifica-se que o numero de indivíduos de uma mesma espécie permanece constante, o que só pode ser explicado pela grande mortalidade natural

- A mortalidade decorre da falta de alimento, pois o suprimento alimentar, para qualquer população, não é ilimitado

- A falta dos meios de subsistência gera uma competição, ou seja, uma contínua luta pela vida entre os organismos com as mesmas exigências alimentares

- Em todas as espécies, os indivíduos nunca são iguais, exibindo variações que podem ser herdadas.

- Em um determinado ambiente, os indivíduos dotados de variações favoráveis estarão mais capacitados a sobreviver do que os que possuem variações desfavoráveis. Assim, as variações favoráveis são transmitidas para os descendentes e, acumulando-se com o tempo, dão origem a grandes diferenças

- O processo e de seleção natural, imposto pelo meio ambiente e prolongado por várias gerações, produz adaptações cada vez mais perfeitas e complementares, determinando, dessa forma, um processo de evolução progressiva.

Porque a teoria Darwinista não é completa?

A falha é a não explicação da origem das variações naturais, sobre as quais atua a seleção natural. A natureza das variações foi só explicada pela Genética no século XX.

Comparação entre Lamarck e Darwin

Tanto para Lamarck como para Darwin, o meio ambiente exerce um papel preponderante no processo evolutivo. Segundo Lamarck, o meio ambiente é o principal fator que provoca modificações nos organismo; para Darwin, o ambiente apenas seleciona as variações mais favoráveis para a sobrevivência.

Usemos o exemplo da girafa para diferenciar as duas teorias:
Lamarck: obrigada a comer folhas e brotos no alto das árvores, a girafa é obrigada a se esticar continuamente para cima. Esse hábito, mantido por vários anos, por todos os indivíduos da raça, resultou no alongamento do pescoço.
Darwin: existiam girafas de comprimentos de pescoço diferentes. Na luta pela sobrevivência, determinada pelo hábito alimentar, as espécies de pescoço longo foram conservadas e as demais eliminadas.

Darwin, portanto, estava certo e Lamarck estava errado.

Charles Robert Darwin (12/02/1809 – 19/04/1882)  

Posted by A la Marck:


Em 1831, sua amizade com cientistas o leva a participar, como naturalista, de uma expedição no navio HMS Beagle, promovida pela Marinha Inglesa para completar dados cartográficos da América do Sul. Durante cerca de cinco anos de viagem, obteve conhecimento da fauna, flora e geologia de vários lugares.

Mais de duas décadas depois de seu retorno ele publicou A Origem das Espécies, através do Sistema de Seleção Natural, em 1859. Darwin desejava revelar 'o mistério dos mistérios – a primeira aparição dos seres na Terra’

A Viagem do HMS Beagle (1831-1836)



Ele visitou Tenerife, Ilhas Cabo Verde, Brasil, Montevidéo, Argentina (Tierra del Fuego, Buenos Aires, Valaparaiso), Chile, Tahiti, Nova Zelândia, Tasmânia e Ilhas Cocos (Keeling), na qual ele começou sua famosa teoria dos recifes de corais.
Também visitou as Ilhas Galápagos. Abriga espécies raras de tartarugas gigantes, iguanas e pássaros. Foi estudando a fauna de Galápagos que Darwin elaborou a Teoria da Evolução das Espécies.


Em 23/07/1835 ancoraram em Valparaiso, no Chile, onde Darwin fez uma expedição aos Andes, e encontrou fósseis de conchas a mais de 1.000 metros de altitude. Em setembro do mesmo ano, o Beagle chegou às Ilhas Galápagos, onde Darwin constatou a existência de espécies de árvores, tartarugas e aves diferentes em cada ilha, aí que realmente passou a duvidar da imutabilidade das espécies, principalmente após as observações realizadas.

Posteriormente, no navio, ao preparar os espécimes coletados para armazenamento e com a ajuda das anotações do Capitão Fitzroy verificou a variação existente entre os tentilhoes em relação as diferentes ilhas do Arquipélago de Galápagos. Na figuras abaixo repare na forma do casco dos cágados:

Jean Baptiste Lamarck (1744-1829)  

Posted by A la Marck:


A teoria da Evolução segundo Lamarck é fundamentada em dois aspectos:

1º Haveria uma adaptação cada vez mais perfeita, um aumento da complexidade dos seres menos desenvolvidos aos mais desenvolvidos; em diferentes meios ambientes, as formas iriam tendo distantas adaptações, até originar espécies diferentes.

2ª Lei “uso e desuso” que afirma a transmissão dos caracteres adiquiridos, ocorrendo em sucessivas gerações.
Segundo a lei do uso e desuso os indivíduos perdem as características de que não precisam e desenvolvem as que utilizam. O uso contínuo de um órgão ou parte do corpo faz com que este se desenvolva e seja apto para o correto funcionamento, e o desuso faz com que este se atrofie e com o tempo perca totalmente sua função.

Lamarck acreditava que, como o ambiente terrestre sofre modificações constantes e suas alterações estruturais forçam os seres que nele vivem a se transformarem para se adaptarem ao novo meio.

O uso e desuso de partes do corpo provocam alterações no organismo do indivíduo, essas alterações podem ser transmitidas às gerações seguintes assim, o acúmulo de alterações pode levar ao surgimeno de novos grupos de seres vivos.

Alguns exemplos da teoria de Lamarck:

- Girafa: como seu alimento fica na copa das árvores, teria aumentado o comprimento do seu pescoço e das pernas pelo esforço constante de esticá-los, através de muitas gerações.





- Cobras: as cobras perderam os seus membros pelo seu desuso, porque estes atrapalhariam a locomoção em túneis estreitos

- Aves: as membranas entre os dedos das aves aquáticas resultaram do uso durante a natação.

Aves pernaltas como as garças, teriam desenvolvido as pernas, esticando-as para manter o corpo fora d’água, em regiões inundadas.


- Plantas: as plantas de regiões desérticas teriam diminuído a superfície das folhas, para evitar a transpiração; tais folhas acabaram transformadas em espinhos. Para conservar água os caules adquiriram a consistência suculenta.

A primeira suposição da Lamarck é válida: o uso a o desuso provoca alteração nos organismos. Assim, sabemos que os atletas desenvolvem seus músculos através do uso, enquanto que a paralisação das pernas, por exemplo, determina atrofia. A falha está na segunda hipótese: caracteres adquiridos por uso e desuso nunca são transmitidos aos seus descendentes.


O golpe definitivo foi dado por Weismann, nas suas experiências cortando caudas de camundongos por sucessivas gerações a mostrando que não havia atrofia desse apêndice. Ele foi o autor da teoria da "continuidade do plasma germinativo", pela qual o germe é imortal, sendo as alterações provocadas pelo meio ambiente na soma não transmissíveis aos descendentes.

As teorias e os pensamentos de Lamarck podem ser considerados Transformistas, pois propõem a transformação e a evolução dos organismos. Suas ideias também evoluíram ao longo de seus estudos, e formaram um panorama que muito contribuiu para a biologia moderna. Seus estudos serviram de base a formulação da Teoria Sintética da Evolução no século XX.

 

Posted by A la Marck:

EDITANDO:

Iniciaremos hoje, por livre e espontânea vontade, esse blog.
Até imagino Renata aqui falando: modo irônico mode on.

Devemos alguma explicações
- Primeiro, em relação ao nome: xgraviz, que na verdade se escreve "xisgraviz".
Deu pra notar que esse blog já existia, né? Por isso resolvemos colocar só o X mesmo.
Não sei se já ouviram falar desse nome, ou se já o leram por aí. Não?
Segundo o dicionário de 1979, xisgraviz significa indivíduo intruso, importuno.
E esse nome foi a Anette quem o adotou :)

- E para deixar claro, isso é um trabalho de biologia, nosso último trabalho de biologia do ano.
Muito obrigada por mais esse trabalho de colegial, professor Juliano! (agora pense numa cara irônica, pois é HAHA)

Um saaalve a todos do terceiro que também devem estar postando agora :*